O projeto SCReLProg (Self and Co-regulation in e-Learning of Computer Programming) resulta do desenvolvimento de uma abordagem pedagógica (SimProgramming) que apresentou resultados promissores em contexto presencial, quanto à sua exequibilidade e a adequabilidade em ajudar os alunos a superarem as suas dificuldades em programação, contribuindo para melhorar a aprendizagem de programação e a utilização de estratégias de autorregulação e de corregulação da aprendizagem. Este projeto visa adaptar e desenvolver a abordagem SimProgramming para o contexto de e-Learning, para identificar e compreender de que forma as estratégias de autorregulação e de corregulação da aprendizagem podem ser estimuladas em contexto de e-Learning e como isso influencia a aprendizagem de programação.
Com este projeto pretendemos contribuir para:
- aumentar o conhecimento sobre a auto e corregulação dos alunos durante a aprendizagem de programação em contexto de e-Learning, na transição para a programação avançada;
- desenvolver um modelo inovador de ensino e de aprendizagem da programação em contexto de e-Learning (e-SimProgramming).
Período de execução: outubro 2018 a outubro 2021.
Projeto financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/30040/2017.
Os parceiros que integram o projeto têm competências complementares na área tecnológica (INESC TEC), em ciências da educação, didática e formação (CIDTFF, UTAD e UAb) e no ensino da programação (UTAD e UAb).